Na atualidade, sabe-se que a má gestão do lixo e dos diversos tipos de resíduos vem trazendo diversos problemas sociais e ambientais. Por isso, ter noção dos tipos de resíduos com que se trabalha e saber como gerencia-los é de suma importância. Pensando nisso, a EPEQ Jr. traz para você três tipos de resíduos comuns em indústrias, laboratórios e hospitais que necessitam de tratamento especial!
Resíduo químico:
São gerados em experimentos de laboratório ou indústrias e, por vezes, podem trazer risco à saúde humana ou ao meio ambiente. Portanto, tem-se uma programação específica com diversas etapas a serem seguidas.
Deve-se entender qual substância está sendo gerada, além de analisar suas propriedades físico-químicas, toxicidade e quantidades geradas. Para tal, a FISPQ é um meio crucial para saber mais sobre o material.
Após entender o material em questão, deve-se categorizá-lo de acordo com a NBR 10.004, separando os resíduos conforme seu nível de toxicidade e estado físico.
Enfim, sabendo suas propriedades e classificações, pode-se planejar a melhor forma de tratá-la, seja diminuindo sua toxicidade através de outras reações químicas, ou pelo descarte adequado.
Resíduos dos serviços de saúde (RSS):
Assim, como os resíduos químicos citados acima, os resíduos gerados por serviços de saúde podem apresentar graves riscos para a população. Como já tratamos em posts anteriores, o manuseio inadequado de objetos com vírus em sua superfície pode ser letal para a saúde dos cidadãos.
Para descartar esses materiais, deve-se lembrar que há o gerenciamento interno, tratado no RDC No 306. Nesta condição, o local que gera o resíduo é responsável desde sua geração até seu descarte final.
Assim sendo, há também o gerenciamento externo, descrito no CONAMA No 358. Nesse processo ocorre a separação dos rejeitos visando uma melhor manutenção de acordo com sua classe de risco.
Resíduos sólidos:
Como dito antes, os resíduos devem ser sempre estudados, classificados e separados segundo o seu risco e, com os resíduos sólidos não seria diferente. A ABNT 10.004 descreve suas categorias e como separá-los de acordo com o nível de corrosão, inflamação e radiação dos materiais, dentre outros aspectos.
Considerações finais:
Explicamos as noções básicas, pela legislação, para que possamos gerenciar nossos rejeitos. A infração das leis ambientais pode gerar penas legais dependendo da gravidade do ato. Essas penalidades podem variar desde prestação de serviços até o fechamento da empresa à prisão do responsável, de acordo com a Lei No 9.605.
Sendo assim, ressaltamos sua importância! Mantenha sua empresa segura para a sociedade e o meio ambiente! Lembrando-se, também, de sempre prezar pela segurança de seus funcionários com a utilização adequada de EPIs ao manusear resíduos perigosos!
A EPEQ Jr. está pronta para te ajudar em sua gestão de resíduos.