Startup, empresa sênior e empresa júnior: entenda a diferença

Há diversos tipos de organizações que compõe a economia de um país, cada qual com suas singularidades.
Cada empresa possui diferentes tipos de legislações, auxílios governamentais, abordagem de clientes, entre outras características que devem ser levadas em consideração ao fechar contratos, parcerias e, principalmente, no momento de abrir seu próprio negócio.

Sendo assim, você sabe as principais diferenças entre cada uma?

Startup

Até hoje há discussões sobre o que seria uma startup. Seria qualquer empresa nova que acabou de nascer? Ou uma empresa nova voltada a inovação e tecnologia?
Porém, de acordo com o Sebrae, uma definição mais atual seria um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócio repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Desse modo, podemos, então, listar as principais características como:

  • Repetível. Ou seja, a startup não foca em produtos customizáveis, mas sim a mesma mercadoria que pode ser vendida em larga escala.
  • Escalável. A empresa deve crescer rapidamente em lucro, ao mesmo tempo que mantém os custos baixos. Sendo um grande gerador de riquezas.
  • Incerteza. O empreendedor, ao abrir a empresa, não tem nenhuma garantia de seu sucesso, sendo, portanto, algo arriscado.

Onde estão as startups?

Mesmo que as startups pareçam algo recente e possa até soar fora de nosso dia a dia, na verdade temos contato diário com esse tipo de empresa. Alguns exemplos são a Netflix, Google e iFood, que oferecem o mesmo produto para todos os clientes (mesmos filmes no caso da Netflix e mesma plataforma, nos últimos dois casos) com baixo custo de operações, em contraste com um grande lucro. Também podemos analisar que as empresas citadas estão em um cenário de incerteza diferente dos outros tipos de negócio. Visto que há falha de aceitação do produto ofertado significa o fechamento da empresa. Se houver qualquer mudança drástica faz-se necessário a mudança do plano de ação.

No Brasil, há a Lei Complementar N°167, de 24 de abril de 2019, que deixa a startup sujeita ao mesmo tipo de legislação das micro e pequenas empresas. Além disso, esse tipo de organização também pode utilizar o Micro Empreendedor Individual (MEI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Simples de Crédito (ESC) e outras instituições. 

Empresa sênior

São as organizações mais tradicionais com plano de negócio mais conhecido. São as mais consolidadas no mercado e suas áreas de atuação de diversificam em inúmeros ramos.
Enquanto as startups e empresas júniores possuem um apelo mais voltado à inovação, quebra de formalidade e padrões hierárquicos. As empresas sêniores não possuem esse mesmo modo de operar.
Todavia, não se engane pensando que uma empresa sênior possui um padrão rígido e não inovativo! Longe disso, hoje o que o mercado mais necessita é inovação. Sendo assim, empresas sêniores estão cada vez mais buscando pessoas com um perfil intraempreendedor. Ou seja, pessoas que, como os donos de startups e pequenos negócios, gostam de inovar, aventurar-se e arriscar. Porém, almejam fazer isso dentro de uma empresa, ao invés de criarem seu próprio negócio.

Empresa júnior

A melhor descrição para uma empresa júnior é uma empresa formada exclusivamente por alunos de universidades que buscam uma experiência profissional. Além do mais, podemos citar outras características:

  • Organização sem fins lucrativos;
  • Serviços e produtos de baixo custo;
  • Com apoio dos professores, mesmo que todos os trabalhos e gestão da empresa seja realizada por estudantes.

 As empresas júniores possuem todas as regulamentações e gestão interna de uma empresa sênior ou startup. Tendo como único diferencial as características citadas acima, visto que não há alterações no nível da qualidade de serviço e profissionalismo. 

Você sabia que é muito comum startup trabalharem com empresas júniores? É um trabalho benéfico para ambos os lados. As startups por possuírem um orçamento menor procuram as empresas júniores que realizam projetos por um preço muito menor que as empresas sêniores. Ao mesmo tempo que os empresários júniores conhecem cada vez mais sobre o mundo empresarial. Uma bela dupla, não é mesmo?

 

—–

Gostou das informações? Caso queira saber mais é só entrar em contato conosco. Quer abrir um novo negócio? Pesquisar sobre seus concorrentes? Para isso a EPEQ Jr. disponibiliza a carta de Estudo de Mercado e Viabilidade de NegócioPossui qualquer outra dúvida ou problema? Estamos sempre disponíveis para conversar, tirar dúvidas e ajudar como possível.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments