A importância da inovação para a indústria

Ser capaz de se reinventar é o que tem definido a era da Indústria 4.0, afinal, inovar é olhar para si antes de mais nada, e discernir aquilo que vale a pena manter daquilo que não está rendendo bons resultados. Extrapolando o setor de pesquisa e de desenvolvimento, a inovação mostra que a empresa é capaz de analisar e entender o setor em que está inserida e a partir disso trilhar um novo caminho sem perder seus objetivos de vista.

Mas afinal… o que e como inovar?

                   Inovar, no cerne da palavra, é trazer coisas novas, ao se modificar algum aspecto, seja na embalagem, na forma de produzir, na identidade visual, entre outros. É buscar de alguma forma, conquistar o cliente com mais do mesmo, mas um mesmo melhorado aos olhos de quem o compra.

                   Entretanto, todo passo deve ser pensado, e quando se trata de inovação, mais do que nunca. A partir de um detalhado estudo de mercado é possível verificar a viabilidade de realmente investir tempo e dinheiro em novas ideias. Entender como o seu negócio se dá frente ao cliente, aos concorrentes e a região, pode ser de grande ajuda antes de se dar um passo tão grande.

                   Se a sua empresa está buscando inovar no ramo industrial, é importante se fazer algumas perguntas:

1) Minha empresa presta atenção ao que o cliente sente, seja ele externo ou interno?

                   Afinal, entender o que ponto de vista de quem compra, também o de quem produz é imprescindível para saber onde melhorar.

2) O que minha empresa oferece além de qualidade?

                   Entender qual o diferencial da sua organização e desbravar esse ponto é buscar cativar ainda mais aqueles clientes que já buscam pelo seu produto.

 

3) Que tipo de inovação minha empresa necessita?

                   Existem diversas formas de se inovar, entretanto, nem todas vão servir para o seu propósito. Portanto, escolher adequadamente qual delas é que melhor se encaixa é de extrema importância.

                   Para isso, abaixo listamos algumas formas de inovação que podem se encaixar na sua empresa!

Inovação de mercado

                   É buscar atender novos setores e/ou outros perfis de clientes. Mantendo ou não o nicho até então estabelecido.

Inovação em processos

                   Inove sempre! Seja o processo produtivo ou administrativo, ao inovar esses segmentos há um aumento de eficiência. Além de contribuir para reduzir gastos e aumentar a qualidade. A inovação no processo produtivo tem sido muitas vezes introduzida a partir de novas tecnologias ou planejamentos amigáveis ao meio ambiente.

Inovação na organização

                   É promover mudanças na estrutura organizacional, trabalhando internamente na empresa. Seja criando ou fundindo departamentos, esta inovação visa melhorar a forma com que a comunicação e o processo fluem.

Inovação na estratégia

                   Muitas vezes, mudar o que se produz ou se tornar uma empresa mais tecnológica não é a resposta, mas sim uma reestruturação na estratégia empresarial: a revisão dos planejamentos (estratégico, tático e operacional), reavaliação da visão e missão, definição de um novo modelo de negócio, entre outros, podem auxiliar de forma positiva no crescimento empresarial.

Inovação na identidade visual

                   Pode parecer chocante mudar a imagem pela qual uma empresa se firmou no mercado, mas essa é uma tático muito utilizada, especialmente porque, com as estratégias de marketing corretas, contribui para maior firmamento no mercado, e, claro, na mente no cliente.

Agora é com você!

Inovar é, acima de tudo, sair da zona de conforto para poder crescer. Sente que sua empresa está em busca disso? Entre em contato conosco, vamos juntos nos reinventar!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments