This content has been archived. It may no longer be relevant
Antes de tudo, entende-se por FISPQ uma Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos – também conhecida por SDS (Safety Data Sheet) em alguns países.
De fato, a FISPQ é um dos documentos de maior importância em laboratórios e indústrias químicas, fornecendo informações importantes sobre um produto químico.
Para que serve?
Além de identificar as características físicas e químicas, a FISPQ também informa medidas de segurança para o uso e transporte desses produtos, assim como sugestões do que fazer em casos de emergência.
Ainda é neste documento que se encontram os riscos que pode trazer para a saúde humana e para o meio ambiente. Portanto, a FISPQ é um meio de garantir segurança química para todos os envolvidos.
Em síntese, o seu uso é obrigatório em qualquer estabelecimento que gerencie ou transporte quaisquer produto químico que possa colocar seus funcionários em risco.
Todavia, para que seja construída e utilizada de forma correta, a FISPQ deve seguir a norma ABNT NBR 14725, que fornece as principais especificações que devem ser seguidas.
Informações que devem constar na FISPQ
Ao propósito de padronização das informações, o documento deve estar organizado em dezesseis seções – com ordem, título e numeração pré-estabelecidos.
Algumas delas são: identificação do produto e da empresa; classificação de riscos à saúde e meio ambiente; composição química; medidas de primeiros-socorros; uso e armazenamento; entre outras.
Sobre o uso da FISPQ
Uma vez que é um documento técnico, a FISPQ deve ser usada e interpretada por profissionais capacitados. Ainda mais porque estarão preparados para analisar riscos e prevenir acidentes.
Salvo a obrigatoriedade do fornecimento das FISPQ para os funcionários e clientes, de acordo com o decreto nº 2657/98.
A EPEQ Jr. com você!
Quer saber mais sobre como manter sua empresa dentro da lei, garantindo maior segurança química ou tem interesse na nossa carta de consultoria de segurança? Então entre em contato conosco.