O papel do estoque na otimização de tempo dentro de uma empresa

This content has been archived. It may no longer be relevant

Falta de tempo durante o dia,  alta carga de trabalho para os funcionários, pendências atrasadas, o fornecedor liga e diz que não vai conseguir entregar a mercadoria naquela semana e ja não há mais o produto na prateleira e assim o estresse e tensão aumentam  por toda parte. Esse cenário parece caótico e digno de desespero mas na verdade é a realidade de muitas empresas no Brasil.

Apesar de a importância de uma boa organização empresarial estruturada ser de consenso da maioria dos empresários no país ainda assim muitos possuem dificuldade quando o assunto é gestão de estoque, organização de processos e economia de recursos.

E como tudo isso se relaciona com o meu estoque?

A partir da padronização estratégica em relação à posição, classificação e reposição de todos os materiais que são comercializados, produzidos ou utilizados na sua empresa é possível perceber impacto significativo no tempo em que alguns processos podem acontecer.

Por exemplo, imagine que em um mercado há uma prateleira contendo alimentos e produtos de limpeza próximos. Já é de se analisar que do ponto de vista sanitário isso não é recomendado e pode ser perigoso (caso algum dos recipientes quebre e o conteúdo seja extravasado) mas você já imaginou os aspectos logísticos que isso pode impactar? Afinal, são dois tipos de produtos extremamente diferentes e na hora de ser feita a reposição no estabelecimento, o funcionário precisará gastar mais tempo e talvez até mesmo mais esforço para levar esses produtos até locais onde o consumidor pode acessar.

O tempo gasto para identificar e encontrar matérias primas em um ambiente sem organização é grande mas esse mesmo tempo gasto necessário em locais onde a organização não é feita de maneira assertiva é ainda maior. Deste modo, o período que poderia ser gasto dentro de uma empresa para serem melhorados outros processos sejam eles de produção ou financeiro pode ser desperdíçado devido ao mal planjemaneto.

Uma boa estratégia de controle de estoque pode impactar na diferença entre o prejuízo e o lucro de um empreendimento, principalmente em épocas de crise. Deste modo, com a clareza e objetividade na organização dos materiais, é possível aumentar a produtividade geral, reduzir desperdícios e otimizar o tempo.

Sente que esse texto contempla a realidade da sua empresa ou pode ajudar em algum aspecto indiretamente?

Acompanhe nossas publicações nas redes sociais e blog da EPEQ Jr. pois em breve traremos um material completo sobre como um bom gerenciamento pode ser efetivo. Estamos juntos com você, empreendedor brasileiro e queremos ajudá-lo a superar dificuldades como essa.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários