Qual a melhor embalagem para seu produto?

Todo empreendedor sabe a importância da embalagem. Além de agregar valor ao produto, a embalagem mostra as informações necessárias sobre a marca e a mercadoria ao cliente. Contudo, as embalagens não vivem apenas de aparência. O objetivo principal dela é proteger o produto. Agora a pergunta que não quer calar: sabemos escolher a melhor embalagem para cada mercadoria? Não!? Pois com a ajudinha da Epeq Jr., nos aprofundaremos mais no assunto. 

Tipos de materiais utilizados na produção de embalagens

Madeira

É utilizado para carregar uma grande quantidade de material em um mesmo recipiente. Porém, tem alto custo de produção, sendo, portanto, muitas vezes reutilizado. Soma-se a isso o fato de não possuir fácil manuseio nem proteger tão bem o produto. Além de não ter uma estética agradável, na sua maioria das vezes. A principal utilidade da madeira é no transporte, por exemplo: de hortaliças, frutas, legumes, entre outros.

Vidro

É um material versátil e reciclável. Além de ser pouco reativo, ou seja, não irá reagir com o material que está armazenando. Entretanto, é um material muito frágil, ponto a ser observado pela logística, o que pode ser ruim para o transporte.

Plástico

Por se facilmente maleável é o queridinho do design . Além do mais, pode ser uma boa opção para embalar alimentos, visto que se tratado adequadamente é uma das opções mais higiênicas. No entanto, a maior desvantagem do plástico é sua falta de sustentabilidade, devido ao longo período necessário para sua decomposição.

Papel ou papelão

Diferente do plástico, o papel e o papelão são de fácil reciclagem, sendo um de seus pontos mais atrativos. Também, por ser produzido em diferentes gramaturas, pode ser um material resistente a impactos físicos. Contudo, o material é sensível à umidade e não suporta muito peso.

Alumínio

É um dos materiais mais utilizados no setor alimentício, pois consegue proteger o produto de umidade e luz. Além disso, permite o resfriamento rápido, assim, sendo usado com frequência para bebidas (quem não gosta de uma bebida geladinha, não é mesmo?). Seu ponto fraco é a bauxita, sua matéria prima. A bauxita libera poluentes durante sua extração, gerando grande impacto ambiental.

Metal

É resistente e reciclável. O metal também é muito utilizado no setor alimentício por bloquear a luminosidade e ar, assim conservando bem os alimentos.

Isopor

É utilizado principalmente para transporte. É um material leve e isolante térmico, ou seja, protege o objeto do calor. Todavia, assim como muitos materiais citados, não é uma opção sustentável, já que é de difícil reciclagem e é de alto custo. Outra desvantagem é sua aparência grotesca, dificultando um bom design. 

Laminada

A obtenção da laminada é dada através da junção de dois ou mais materiais diferentes com o alumínio. O alumínio é o responsável por dar um aspecto laminado ao material.  O envoltório pode se adaptar a forma do produto. Além de ser impermeável e resistente à umidade. A desvantagem é sua produção em camadas finas, não sendo recomendável para produtos mais pesados.  

Tetra Pak

A embalagem possui camadas de diversos materiais. Sendo o principal deles o papel, plástico e alumínio. Cada fabricante utiliza uma quantidade ou material diferente, criando-se assim uma “fórmula”. Cada camada tem uma função específica para, por exemplo, poder conservar o leite de todo o ambiente externo. Normalmente, é utilizada no setor alimentício, para ovos e leite.

Portanto, uma simples embalagem trás consigo muita tecnologia e estratégia. (não é tão simples como parece). Devemos pensar no descarte desses materiais e em seus futuros impactos ambientais. A sustentabilidade é a tendência no mercado. 

Gostou do post? A EPEQ Jr. está à disposição para conversar e auxiliar em sua gestão de resíduos. Entre em contato para uma conversa.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários